O varejo tradicional sempre se beneficiou de datas sazonais, aumentando as vendas nas lojas de rua ou shopping. Desde o primeiro dia de cada ano, os gestores das marcas, grandes ou pequenas, devem com antecedência se preparar para o aumento de demanda nessas datas, principalmente em meses como maio, junho, agosto, novembro e dezembro, quando os dias das mães, namorados, pais, Black Friday e Natal são comemorados.

Essas são datas tradicionais que todo o varejo comemora, o que se reverte em benefícios para os clientes, normalmente em forma de promoções. Entretanto, é possível pensar em outras vantagens, por exemplo, sorteios, pontuação em dobro em programas de fidelidade ou em projeto de experiência, como um dia visitando o centro de treinamento do seu time favorito.

Quando essas comemorações, promoções e benefícios chegam ao universo on-line, tudo fica um pouco mais complexo. A internet é um ambiente democrático em que diriamente surgem ofertas de todos os tipos. Na hora de escolher um presente para a data especial, é importante que o consumidor verifique a qualidade da loja onde pretende comprar. É possível buscar informações como selos de qualidade e segurança apresentados no rodapé do site, o cadeado na URL, os comentários de outros usuários acerca do atendimento e a reputação da loja em sites como Reclame Aqui e Consumidor.gov, por exemplo.

Outro ponto dessa democracia que a internet permite é a pesquisa. É comum que em períodos sazonais importantes as empresas criem condições especiais de preço, com descontos atraentes. Contudo, o consumidor deve se atentar ao tipo de oferta: é sempre bom fazer uma busca pelo mesmo produto em outras lojas para entender se, de fato, trata-se de uma boa promoção. Também é recomendado cuidado com descontos extremamente elevados. Nessas ocasiões, vale a pena sempre investigar mais sobre o produto que está sendo comprado, com todos os seus detalhes.

Do lado do varejista, além de ficar atento aos pontos acima, é preciso estar preparado. Não adianta subir uma campanha uma semana antes da data, pois o resultado será péssimo, às vezes, é melhor nem fazer. O Dia das Mães, por exemplo, será sempre no segundo domingo do mês de maio. Programe-se em fevereiro! Prepare a campanha e suba em abril, dê mais ênfase entre a terceira semana de abril e o dia, mas deixe tudo pronto, inclusive a logística, um dos pontos que o e-commerce mais tem estudado para trazer melhorias, com gigantes promovendo entrega em até 24h.

É importante o varejo on-line seguir a linha do tradicional e criar promoções, pois o consumidor se prepara para comprar nessas datas, uma vez que sabe que virão promoções interessantes. As lojas on-line tendem a ter aumento de vendas apostando nas tradicionais e também nas datas mais específicas por segmento, por isso, prepare promoções que realmente faça sentido e sejam verdadeiras.

Na Black Friday, por exemplo, depois de um ano com muitas promoções em que o lojista dobrava o preço uma semana antes e depois dava 50% de desconto falso. O consumidor ficou muito mais ligado e já pesquisa meses antes da data as variações de preço para saber se a promoção é real. Portanto, lojista, nunca subestime os consumidores.

Fonte: Varejo S/A

Recommended Posts